terça-feira, 25 de maio de 2010

"Conversas em Mirandês", com Carlos Ferreira

No dia 25 de Maio, em 2 sessões (10:30 e 12 h) - abertas à comunidade, mas especialmente dirigidas a alunos de 10.º ano, devido às preocupações programáticas com o tema da variação linguística - reflectiu-se na Escola Miguel Torga sobre a língua e a cultura mirandesa, pela voz do Dr. Carlos Ferreira, geógrafo de formação e conhecido autor de obras em Mirandês, actual responsável do Turismo de Natureza (Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal).

Falando sempre em Mirandês, o bem disposto palestrante ganhou a atenção do público e esclareceu, com muito humor e exemplos concretos, a situação da 2.ª língua de Portugal, referindo aspectos da sua história e da actualidade.
Alfredo Cameirão, professor de Espanhol, também ele mirandês e escritor, apresentou ainda vários sítios e blogues, tradutores e dicionários que atestam a vitalidade da Anternete an Mirandés - até na universal Biquipédia...
A informação foi complementada através de um folheto distribuído aos participantes - igualmente consultável na Biblioteca.

Integram o nosso acervo documental algumas obras em Mirandês - por exemplo, os célebres Astérix L Goulés Astérix, L Galaton (edição bilingue), a Rebista La Gameta, várias Cuontas de Fracisco Niebro ou o mais recente Tortulhas - Cuontas deste mundo i de l outro (oferta do autor).

L mirandés l'outra lhéngua de Pertual _25-5-2010


[Organização: Dep. de Línguas e Biblioteca Escolar;
Apoio: Câmara Municipal de Miranda do Douro] 

Sem comentários:

Enviar um comentário

- Entre! (8:30-17 h, na EBS MT | 9 h - 16 h, na EB Santa Maria)

A minha foto
Bragança
«A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso» (Miguel Torga, in 'Portugal', 1950)

Quais são os + queridos, quais são?...

Subscrever RSS (via FeedBurner)

CAIXA DE RECADOS: comente, pergunte, deixe mensagem - biblioteca_torga


. - Em linha, no Skype:Skype Me™!

Get Skype and call me for free.

Seguidores