2009-10-08
Herta Müller foi a vencedora anunciada hoje do prémio Nobel da Literatura 2009.
«Herta Müller nasceu na Roménia em 1953, numa região de minoria de língua alemã. Poeta, romancista e ensaista, a sua obra é marcada pelas duras condições de vida na Roménia sob o regime de Ceausescu.
O júri destacou a "concentração da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos despossados". Peter Englund salientou, durante a sessão de perguntas e respostas, o facto de Herta Müller ter uma história forte para contar. Segundo o representante da academia, a escritora ficou "radiante" com a notícia do prémio.
Da autora estão publicados em português os romances O homem é um grande faisão sobre a Terra, edição da Cotovia, e A Terra das Ameixas Verdes, da Difel.
A última vez que um autor alemão foi distinguido com o Nobel foi em 1999, quando a academia premiou Günter Grass.» (in: http://livros.sapo.pt/noticias/artigo/9571.html)
O anúncio foi seguido de uma entrevista a Peter Englund, secretário permanente da Academia sueca, sobre a atribuição do prémio. Pode acompanhar a entrevista em directo no site dos prémios Nobel -

OUTRAS LEITURAS
. Passa pela Biblioteca e revê: O gato e o rato, do alemão Günter Grass.
. Em 2008, o laureado foi o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio; relê algumas das suas obras, em Francês ou traduzidas: Mondo et autres histoires; O caçador de tesouros; A febre.
(Classe 8: Literatura)
Sem comentários:
Enviar um comentário