No 50.º aniversário do 25 de Abril, afirmamos que a leitura é um direito, é uma Revolução!
Unimos sempre a leitura à liberdade, celebrando o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) também com oferta dos festivos cravos da Revolução, na Biblioteca.
Continuam as leituras em voz alta, em sala de aula, de "50 anos, 50 poemas" (proposta do Projeto Cultural de Escola "Arte(S) de Crescer", do Plano Nacional das Artes) e acrescentamos outras palavras de liberdade e cidadania para assinalar o meio século de vida em democracia. A exposição dos poemas lidos desde outubro fica patente na Escola Miguel Torga.
Para aprender com a História e as suas lutas, dos 48 anos da ditadura até à Revolução dos Cravos, da censura à Liberdade, selecionamos textos, imagens e sons sobre a efeméride - difusão presencial e online de sugestões de leitura para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, de obras que desvendam acontecimentos de antes e pós-1974 às que nos fazem refletir sobre os valores democráticos. Participamos também na evocação dos Livros Censurados (exposição na Biblioteca da Torga e visita à Biblioteca Municipal), em sessão evocativa do 25 de Abril, em Santa Maria, e recebemos, ainda, a autora Raquel Costa (29 de abril, com o seu recente livro «25 Mulheres»).
"Abril a Ler", da Revolução de 1974 às leituras livres em 2024!
Tempo festivo, mas que não deixa de ser de informação e de conquista constante...
Sem comentários:
Enviar um comentário